Barcelona. Século XIV. Uma cidade que prometia a liberdade aos servos da gleba foragidos dos despóticos senhores feudais que impunham e punham em prática leis tão inumanas como o direito de se deitarem na primeira noite com a noiva do servo recém-casado. E, ao reclamar esse seu “direito” perante Bernat Estanyol, o Senhor de Bellera despoleta a revolta do súbdito e sua subsequente fuga com o filho rumo à cidade prometida. Uma vez na capital da Catalunha, Bernat Estanyol tem como única preocupação passar despercebido já que, Llorenç de Bellera, não permitiria o delito sem castigo de um seu servo. A conquista da liberdade para si e para o filho torna-se o seu único objectivo e, no entanto, os maiores obstáculos provêem do seio da sua própria família que conquistara honrarias e cargos de relevo na comunidade barcelonesa e para quem os dois hóspedes/ escravos eram um embaraço. Havia que os manter escondidos, havia que lhes retirar a dignidade por meio de todos os meios. A conquista da liberdade, após um ano e um dia de permanência em Barcelona, não trouxe a tão desejada paz e, na verdade, Bernat e Arnau continuavam a ser prisioneiros de uma sociedade desigual, tal como no campo, simplesmente com a diferença de serem cativos da vontade dos poderosos citadinos. E quando a fome grassou, Bernat junta-se a uma rebelião, torna-se o líder inesperado da mesma e acaba enforcado em praça pública e exposto como exemplo. Este sacrifício que, bem sabia, havia sido feito em seu nome, endurece Arnau, fá-lo crescer vinte anos num só dia e também ele sacrifica e honra a renúncia do pai à vida através das chamas purificadoras… para que ninguém contemplasse o cadáver de um Homem bom como se de um biltre se tratasse. A Igreja em construção de Santa Maria de La Mar, acompanha todo o romance, e é nos quase sessenta anos que dura a sua edificação que decorre a história de “A Catedral do Mar” sobrepondo-se as idades da Igreja às idades de Arnau Estanyol. Ele é bastaix, carrega pedras mais pesadas que ele próprio desde Montjuic até Santa Maria de la Mar, trata a Virgem de La Mar por Mãe, combate pelo exército catalão tendo por arma apenas o seu instrumento de trabalho, como cambista e homem rico faz importantes doações em benefício da sua bem amada Catedral do Mar que lhe abre as portas para o mundo além subserviência… Arnau encontra a liberdade que o pai tanto buscara naquele espaço aberto que o acolhera sem o questionar, sem apontar o seu aspecto andrajoso. Na verdade, aquela igreja iluminada pelo mar, pelo céu imenso, é o símbolo da luta pela sobrevivência, quer física, quer moral, ela é palco de luzes e de sombra, feita pelo povo, para o povo. Nunca sentira uma personagem confundir-se tanto com um espaço. A Igreja de Santa Maria de la Mar é Arnau Estanyol. Arnau Estanyol é a Igreja de Santa Maria de la Mar. Vencidas as trevas inquisitoriais, eis que a Igreja é finalmente concluída e, tal como no primeiro dia do seu encontro, a Virgem de la Mar e Arnau reconhecem-se.
Esta vida de Jesus, apresentada pelo autor católico Japonês Shusaku Endo, não é um roteiro dos lugares sagrados por onde Cristo deambulou e pregou a palavra de Seu Pai, nem tão pouco uma viagem escrita que nos revele informações secretas nunca antes afloradas. Endo segue os passos das Sagradas Escrituras usando-as como fio condutor da história mais misteriosa de todos os tempos, história essa que lhe estimula o desassossego a partir do qual o autor relata os eventos que teceram a vida de Jesus, tal qual eles são contados pelos quatro evangelistas, mas com a particularidade de tecer comentários pessoais à forma e ao conteúdo das quatro crónicas distintas (e até certo ponto desiguais) referentes ao Carpinteiro de Nazaré. Menciono Jesus como um carpinteiro de Nazaré na medida em que Shusaku Endo defende a tese de que em vida, e apesar de reunir discípulos e seguidores da sua pessoa, Jesus ter enfrentado uma onda de animosidade, tanto da parte daqueles que o acompanhavam ocasionalmente, como da parte dos que caminhavam sempre a seu lado e se integravam no chamado grupo dos discípulos, aversão esta que terá desencadeado uma total descrença de que se trataria do tão aguardado Messias. Nem seria esse o seu objectivo. Segundo Endo, apenas na morte poderia emergir a crença de que aquele não era um Homem vulgar e muito menos um louco. A sua missão não era agir politicamente contra o poder romano ou contra a tirania dos governantes locais entronizados. A Sua revolução era de outra natureza e nem o povo, nem os próprios discípulos estavam preparados para alcançar o que Jesus de facto buscava nos Homens. Só com o seu suplício, ao qual não resistiu por um momento que fosse e que aliás acolheu como se de um sopro de vida se tratasse, seria possível encontrar a salvação da humanidade. Alguns homens iluminados pela brutalidade e pelo Amor que aquele acto sacrificial implicava, puderam transformar uma morte aparentemente inglória e sem significado, no momento de viragem da Humanidade. Esses embaixadores do Cristo iniciaram um périplo que dura até aos dias de hoje e que assenta em pressupostos questionáveis e louváveis em simultâneo. O testamento moral de Jesus terá sido profanado (as versões são demasiadas), algumas vezes mal interpretado ou interpretado da forma que mais convinha a um punhado de gente, no entanto, a maior verdade resiste, perdura e não deixa de ser a mais árdua de colocar em prática pelo Homem: A capacidade de amar. Uma verdade que não é efectiva, não é absoluta, por ela há que saber lutar. Seja porque se acredita piamente no que aconteceu há dois mil anos naquele local, seja porque não acreditando, sentimo-nos impelidos a questionar o que moveu na realidade aquele Homem, esta é uma História actual e que deve ser revisitada sempre com renovado interesse.
Mais uma vez agradeço à Homem do Leme do Blog Conta-me Histórias pela simpatia com que distingue o À Margem com mais um prémio cujas regras são enumerar três coisas que quero fazer no futuro:
Conhecer Veneza;
Passar à minha filhota que vem a caminho o legado de gosto pela leitura que cultivo diariamente;
Um dia, quem sabe, viver na casa de família daquela aldeia distante que tanto me suaviza o coração.
E atribuir o prémio a 10 blogues... Mantenho a política de vos presentear a todos que seguem este blog.
EXCERTOS
Bruno franziu o sobrolho e olhou para o céu, pois nesse momento ouviu outro estrondo: desta vez era um trovão, mesmo por cima da sua cabeça, e de um momento para o outro o céu pareceu ficar ainda mais escuro, quase negro, e começou a chover ainda com mais força do que tinha chovido toda a manhã. Bruno fechou os olhos por um instante e sentiu a chuva a cair-lhe no corpo. Quando os abriu outra vez, já não ia propriamente a marchar, mas sim, a ser levado pela multidão, e a única coisa que sentia era a lama que lhe cobria todo o corpo e o pijama colado à pele devido à chuva, e só desejava estar em casa a ver tudo isto de longe e não ali mesmo no meio dos acontecimentos. "O Rapaz do Pijama às Riscas" de John Boyne
Cara Agar Wifi Tidak Putus Nyambung
-
Tak bisa dipungkiri bahwa masalah koneksi wifi yang putus nyambung bisa
mengganggu produktivitas, terutama dalam dunia yang semakin tergantung pada
interne...
Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex
-
Ao longo da minha vida li milhares de livros, sendo que um dos meus temas
predilectos é História, ou seja, livros que analisam diferentes épocas da
H...
Sobre E-Primatur e os livros que você escolhe
-
Tendo em conta que nos últimos anos muito raramente venho aqui escrever (e
peço desculpa por isso), podem ter a certeza de que este é mesmo um artigo
impor...
Apenas um Ano - Gayle Forman - Ed. Novo Conceito
-
Após ter vivido as 24 horas mais incríveis de sua vida ao lado de Willem em Apenas
um Dia, Allyson e ele se separam de maneira esquisita e inexplicável, ...
Um Passado para a diversão
-
Esta é uma série mais propícia a quem já está inteirado do universo *Assassin's
Creed*. Sendo possível seguir a história sem isso, uma pesquisa prévia ...
O Bispo Alucinado
-
*“ ... Convirá, no entanto, lembrar que este bispo foi uma das figuras mais
controversas da Igreja Portuguesa, nos séculos XVIII e XIX. Para alguns, um ...
Círculos de fada
-
Foto: Namíbia (autor desconhecido) . bocas ornamentam planícies laranja,
manifestando agradecimento pelo manto refrescante que se anuncia. mas o
tempo é pr...
Buenos Aires #1
-
Buenos Aires acolheu-me com chuva, na manhã de Domingo de Pentecostes.
Mesmo se fechássemos os olhos no percurso entre o aeroporto e o centro de
qualquer c...
-
*Sinopse:*
*Uma Missão a Marte. Um acidente aparatoso. A luta de um homem pela
sobrevivência.*
Há exatamente seis dias, o astronauta Mark Watney torn...
Os bebés de Auschwitz
-
"Naquele complexo especializado no desmantelamento do espírito humano, os
rostos dos espectros disformes que a rodeavam eram descarnados, com
expressõe...
Contoh Proposal Berbagai Kegiatan
-
*Contoh Proposal Berbagai Kegiatan* - Rancangan aktivitas yang ditulis
dengan cara resmi serta terinci, dan menyangkut problem biaya dana serta
type aktiv...
Um Casamento no Natal
-
Autor: James Patterson e Richard DiLallo
Data de publicação: Outubro de 2012
Editora: Editorial Presença
Páginas: 188
ISBN: 978-972-23-4897-3
Está tudo...
Verônica: Uma mulher de ferro
-
Esse livro esta disponível no clube dos autores, trata-se uma história de
uma mulher forte bem sucedida que passou por muitas situações traumáticas,
ela ...
A Condição Humana
-
*A Condição Humana* é um livro do escritor francês André Malraux e
considerada como uma das maiores obras-primas do século XX.
*A Condição Humana* é um do...
violência passiva
-
Fui ver 12 anos escravo. É um filme sério. Muito sério. Regra geral, a
escravatura é tema abordado segundo a sequência: de uma total ausência de
liberdad...
-
*Título:* O Fio do Tempo
*Autor:* João Paulo Oliveira e Costa
*Editora:* Círculo de Leitores
*Edição:* 2010
*Páginas:* 348
*Sinopse:*
*"A 4 de Outu...
Cru, Revista Rasca e Vadia
-
*CRU* *N.º 34 à venda dia 25 de Maio*
52 páginas p/b em impressão ofset com tiragem de *300 exemplares*
Preço: *3 euros* (+ portes) 50 primeiros exempla...
Comunicação
-
Avisamos todos os visitantes e caríssimos sócios desta Academia que, por
motivos alheios à nossa vontade, decidimos manter o blog em stand-by.
Esperamos vo...
Ida ao Teatro
-
No dia 26 de Janeiro, a nossa turma, juntamente com outra do 11º ano,
deslocou-se ao Auditório Municipal Carlos Paredes, de Vila Nova de Paiva,
para aí a...
Motivo de encerramento do blog
-
Quis "remodelar" blog, mas tive medo de perder todos os dados... Foi por
isto que resolvi encerrar este blog e criar um novo. Afinal, uma amiga
minha (m...
Comboios
-
O tempo que demora uma viagem de comboio tem de servir exactamente para
terminar o livro que andamos a ler; nem mais, nem menos. Deve-se por isso
controlar...
Change...
-
O Cantinho do Bookoholic
Blogue completamente novo. Decidi deixar este para trás e começar de novo.
Uma mudança, coisa pela qual desesperava.
Agradeço que...